Danos causados por tabaco, álcool e alimentos

desafios e perspectivas na política e no direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v3i3.114

Palavras-chave:

responsabilidade civil, tabaco, alimentos, álcool, políticas públicas

Resumo

O trabalho apresenta as diferenças fundamentais entre o tabaco e outras substâncias. Reflete sobre a responsabilidade civil do tabaco na jurisprudência e doutrina brasileira, dialogando se os obstáculos para as demandas indenizatórias nessa seara podem ser utilizados também para danos causados por outras substâncias. Aprofunda um novo conceito de responsabilidade civil para o fim de incluir políticas públicas de prevenção de danos. Conclui que são cabíveis indenizações por danos causados pelo tabaco com quantum indenizatório reduzido em razão da culpa concorrente e que não são cabíveis indenizações em relação a outras substâncias ou equipamentos eletrônicos, devendo se limitar ao campo das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pereira Bonna, Universidade Federal do Pará

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018), com sanduíche na University of Edinburgh. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2015). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Atualmente é Professor de graduação e pós-graduação do CESUPA e FACI-WYDEN. Professor Orientador da Liga Acadêmica Jurídica do Pará - LAJUPA e da Liga Acadêmica Jurídica de Responsabilidade - LAJURE. Parecerista das Revistas Civilística, Quaestio Iuris e REDES. Associado Fundador e Diretor Adjunto do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC. Advogado-Sócio do Escritório Coelho de Souza

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

BONNA, A. P. Danos causados por tabaco, álcool e alimentos: desafios e perspectivas na política e no direito. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 46–71, 2020. DOI: 10.37963/iberc.v3i3.114. Disponível em: https://revistaiberc.emnuvens.com.br/iberc/article/view/114. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional