Resenha da obra 'Responsabilidade civil e novas tecnologias'

coordenada por Nelson Rosenvald e Guilherme Magalhães Martins (2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v4i1.149

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, tecnologia, resenha

Resumo

É inegável que a evolução das novas tecnologias, especialmente a partir do desevolvimento crescente da sociedade da informação, revela não só uma uma gama de possibilidades aos humanos mas também inúmeras situações que expõe as pessoas a novos perigos. Partindo desse panorama, é possível destacar que a resposanbilidade civil talvez seja o instituto jurídico que mais se relaciona com as mudanças contextuais da sociedade, de modo que, em razão do advento de novas tecnologias e, consequentemente, dos variados riscos emergentes, exige-se uma releitura da dogmática civilística. Isso porque, a partir da ampliação dos riscos, agora muitas vezes virais, em rede, rapidamente propagados em uma sociedade hiperconectada, o Direito não pode se esquivar das suas funções primordiais, especialmente no que se refere a prevenção e a compensação das violações aos interesses concretamente merecedores de tutela. Por isso, a responsabilidade civil, como instituto dinâmico e aberto que é, ganha um destaque ampliado ao se enquadrar como uma das necessárias ferramentas capazes de adequar o desenvolvimento tecnológico aos fundamentos das sociedades minimamente civilizadas, pautadas em valores como segurança jurídica e justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Pinheiro Basan, Universidade de Rio Verde

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Associado Titular do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil – IBERC. Professor adjunto na Universidade de Rio Verde (UniRV).

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

BASAN, A. P. Resenha da obra ’Responsabilidade civil e novas tecnologias’: coordenada por Nelson Rosenvald e Guilherme Magalhães Martins (2020). Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 160–162, 2021. DOI: 10.37963/iberc.v4i1.149. Disponível em: https://revistaiberc.emnuvens.com.br/iberc/article/view/149. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas