Mães que devoram

um ensaio sobre a perda de uma chance no âmbito dos vínculos materno-filiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v4i1.155

Palavras-chave:

Vínculos familiares, perda de uma chance, responsabilidade civil

Resumo

A mãe é o indivíduo que assegura vida à prole, concebendo, gestando, parindo e nutrindo seus descendentes, bem como lhes assegurando amor e cuidados indispensáveis ao seu crescimento. A assertiva que inaugura este trabalho – saturada de uma visão oblativa, etérea e mistificada da maternidade – encerra propositalmente fantasias imemoriais. A teoria da perda de uma chance, comumente cogitada para recompor a supressão de uma oportunidade de proveito futuro, por força de conduta ilícita comissiva ou omissiva praticada por alguém, merece enfrentamento também sob o viés dos bens jurídicos de ordem existencial, psíquica e moral, encontrando nas relações familiares ambiente fecundo. Afinal, sendo a família o locus primário para a construção da identidade, personalidade e autonomia de crianças e adolescentes, encontrando-se estes – em razão da vulnerabilidade que lhes é inata – sujeitos ao cuidado alheio para o bem e para o mal, falar sobre chances e oportunidades perdidas é crucial no quadro teórico da responsabilidade civil contemporânea, sendo exatamente esta a jornada a que se propõe. Busca-se, portanto, a investigação crítico-reflexiva do conceito da perda de uma chance sob o espectro da privação, desmantelamento ou falha da função materna e sua repercussão na construção da personalidade e autonomia infante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Domingues Araújo Amarilla, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito – FADISP. Professora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul – ESMAGIS. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC. Advogada.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

AMARILLA, S. D. A. Mães que devoram: um ensaio sobre a perda de uma chance no âmbito dos vínculos materno-filiais. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 65–82, 2021. DOI: 10.37963/iberc.v4i1.155. Disponível em: https://revistaiberc.emnuvens.com.br/iberc/article/view/155. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional