Riscos do desenvolvimento, falha informativa e o caso Ozempic

Autores

Palavras-chave:

responsabilidade civil, riscos do desenvolvimento, Ozempic

Resumo

Este editorial explora os desafios legais e éticos relacionados aos riscos do desenvolvimento e falhas informativas associadas a medicamentos como Ozempic e Mounjaro. Destacando a responsabilidade das empresas farmacêuticas em fornecer informações completas sobre efeitos adversos, discute a possível responsabilização civil dos fabricantes que não informam adequadamente os consumidores, especialmente em relação a graves riscos gastrointestinais. O editorial também examina os desenvolvimentos legais recentes nos EUA, enfatizando a importância da transparência e os padrões em evolução de proteção ao consumidor na indústria farmacêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana Rampazzo Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande dos Sul

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. Mestre em direito pela mesma Universidade. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos/RS. Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Direito lato sensu. Associada fundadora e atual Presidente do IBERC (Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil). Diretora Executiva da Revista Iberc. Advogada, árbitra e parecerista.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

SOARES, F. R. Riscos do desenvolvimento, falha informativa e o caso Ozempic. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. IV-X, 2024. Disponível em: https://revistaiberc.emnuvens.com.br/iberc/article/view/315. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Editorial