Responsabilidade civil do profissional de relações institucionais no Brasil

uma análise da relação entre o interesse da corporação e a função social da empresa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v3i3.69

Palavras-chave:

Relações Institucionais, Lobby, Relações Governamentais, Conflito de Interesses, Anticorrupção

Resumo

Este trabalho visa a demonstrar a responsabilidade civil do profissional de Relações Institucionais no Brasil. Para isso, utilizou-se a metodologia analítica-dedutiva. Na primeira parte é feita uma abordagem jurídica à luz de recentes disposições normativas – Lei de Conflito de Interesses 12.813/2013 e Anticorrupção 12.846/2013. Na segunda parte, discute-se a relação do profissional com a função social da empresa. Conclui-se que a atuação desse profissional é de grande importância na mediação entre esferas pública e privada e que, tendo em vista a sua responsabilidade civil, ele deverá trabalhar de forma a equilibrar a defesa de interesses da empresa e sua responsabilidade social.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Hermont Diniz Tibo, Faculdade Milton Campos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Jornalismo (2009) e Relações Públicas (2010). Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos (2013). Pós-graduada Lato Sensu - Especialização em MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje (2015). Foi coordenadora de jornalismo (2006) da CRIA UFMG Comunicação Jr. Atua há mais de 10 anos em grandes organizações empresariais com Comunicação Corporativa, Gestão de Crises e Relações Institucionais. Atuou na equipe de Comunicação Interna da Fiat Automóveis (2010-2011). Fez parte da equipe de Comunicação, Relações Institucionais e Relações com a Comunidade na VLI Logística (2011 a 2019). Atualmente é Especialista em Relações Institucionais na AngloGold Ashanti (desde maio de 2019).

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara

Pós-doutor, Doutor e Mestre em Direito. Procurador da Fazenda Nacional. Professor dos Programas de Pós-graduação das Faculdades Milton Campos e da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

TIBO, P. H. D.; REZENDE, E. N. Responsabilidade civil do profissional de relações institucionais no Brasil: uma análise da relação entre o interesse da corporação e a função social da empresa. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 72–87, 2020. DOI: 10.37963/iberc.v3i3.69. Disponível em: https://revistaiberc.emnuvens.com.br/iberc/article/view/69. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional